PPI III Anatomia Humana
POLO: CAMPO MAIOR
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
NUCLEO DE ENSINO A DISTANCIA
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
DISCIPLINA: PPI III
AUTOR: -----------------------------------------------------------------------
TEMA: Sistema excretor
CAMPO MAIOR PI, outubro de 2013
TEMA
Sistema excretor
INTRODUÇÃO
Sistema excretor
O sistema excretor é o responsável pela eliminação das substâncias químicas tóxicas produzidas pelo metabolismo e aquelas que estão em excesso no sangue. Esse sistema participa da regulação ácido-base do sangue e auxilia a manutenção da pressão arterial. Seus componentes são os rins, ureteres e bexiga urinária e uretra.
Rins
Os rins são órgãos pares, retroperitoneais que estão localizados de cada lado da coluna vertebral ao nível da décima segunda vértebra torácica e das três primeiras vértebras lombares, sendo o rim direito levemente inferior ao esquerdo. Tem formato de feijão, revestido por uma cápsula fibrosa, com cerca de 12 cm de comprimento pesando aproximadamente 150g.São órgãos convexos na margem lateral e côncavos na região medial onde se localiza o hilo renal, ponto onde se conectam a este órgão os ureteres e as artérias e veias renais.
Ureteres
Os ureteres são canais musculares com comprimento entre 25cm e 30cm com diâmetro entre 10 a 15mm, também são retroperitoneais. Estes canais estão divididos em quatro partes, a lombar, ilíaca, pélvica e vesical. Sua função é levar a urina para a bexiga urinária.
Bexiga Urinária
É um órgão musculoso que funciona como um reservatório de urina vindas dos néfrons por meio dos ureteres, está situada na pelve posteriormente a síntese púbica. Internamente encontramos os dois óstios dos ureteres e o óstio interno da uretra.
Uretra
É o canal condutor da urina que sai da bexiga em direção ao ambiente externo, e no homem além de função de micção também está relacionada com a reprodução uma vez que é dela que sai o fluxo seminal da ejaculação. Na