Teoria da negociação
Negociação, uma palavra de origem latina, negociatus, que significa “cuidar dos negócios”, e uma de suas definições mais simplistas seria: ”A busca de um acordo por meio do dialogo, a fim minimizarem ou eliminarem suas diferenças. Sendo um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra.
O processo da negociação se baseia no fato de compartilhar e receber, sendo que quando mais compartilhamos mais podemos receber. A transformação de entradas(estímulos) em saídas (respostas) obtendo-se um fluxo continuo onde as saídas retroalimentam as entradas.
Vale também ressaltar a importância a importância de algumas variáveis básicas como o uso de informação, tempo e poder nesse sistema de negociação. A negociação é a somatória de todos esses aspectos sendo um mais importante que o outro dependendo da situação e da aplicabilidade de cada variável.
As entradas ou inputs podem ser definidos em uma negociação como a comunicação entre partes, uso da informação e do poder, interesses comuns, etc. O processo seria a transformação desses fatores nas saídas ou outputs que podem ser definidos como o acordo, as relações duradouras etc. E como descrito anteriormente com essas relações duradouras conseqüentemente abriram-se portas para negociações futuras entre essas partes, ou seja, é