Teoria de negociação
1 INTRODUÇÃO 2
2 NEGOCIAÇÃO, PROCESSOS E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS 3
3 Considerações finais 10
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A arte de negociar faz parte do dia a dia das pessoas e não somente das organizações.
Para atingir um objetivo, seja na vida pessoal, seja na profissional, as pessoas precisam negociar e não impor uma decisão.
O termo negociação pode ser definido por ideias e conclusões individuais. Cada ser humano possui sua ideia do que é “definição de negociação”. Poderíamos citar vários autores atuais e do passado que mostram suas definições sobre esse assunto, porem seria verificado que todas elas nos levam a uma só ideia: que ambas as partes saem satisfeitas depois de uma troca de informações, comunicação sobre diferentes ideias e necessidades atendidas.
A palavra negociação, segundo Behr & Lima vem do latim negocium, palavra formada pela junção dos termos Nec (nem, não) e ocium (ócio, repouso) cujo significado é “atividade difícil e trabalhosa”.
Existem varias formas como as negociação ocorrem, as suas diferenças e dificuldades que podem surgir no seu decorrer e surgem fatores que nos auxiliam a realizar uma negociação com sucesso.
Para uma negociação ser bem sucedida é preciso que ambas as partes saiam satisfeitas. Para nos auxiliar nesse sucesso surgem técnicas, formas e maneiras de se abordar, desenvolver e concluir essa negociação, verificando o que as duas partes tem a oferecer e vendo o que elas podem abrir mão e o que é indispensável pra elas.
Lembrando que a negociação é feita por sere humanos, cada parte tenta se beneficiar da melhor maneira possível, cada um tenta da melhor maneira possivel ter todas as suas necessidades atendidas, levando em consideração o que pode ou não ser modificado, o que se pode abrir mão e o que não se pode.
NEGOCIAÇÃO, PROCESSOS E SUAS VARIÁVEIS BÁSICAS
A negociação tem a finalidade de gerar acordos e facilidades para