Atps - teoria de negociação
CST em Gestão de Recursos Humanos, Teoria de Negociação.
Atividade Prática Supervisionada.
Roteiro de Preparação para Negociações Salarias.
Professora Tutora à Distância: Maria Karem Rojas.
Santo Antônio de Posse.
2013.
Introdução
Negociar não é apenas querer levar vantagem em tudo, mas sim chegar a um comum acordo entre partes envolvidas, para que ambas saiam satisfeitas com resultados da negociação.
Podemos notar que nenhuma negociação é igual à outra, pois cada negociador possui um estilo diferente de negociar.
Ao decorrer dos tempos houve várias teorias desenvolvidas e aplicadas. Taylor (1856 – 1915) trouxe a teoria da administração científica que preconizava a sistematização da seleção dos trabalhadores. Seguido por Fayol (1841 – 1925), com a teoria clássica, onde se aplicava os 14 princípios básicos, com um olhar de integração de várias tarefas para atingir o mesmo objetivo. Mayo (1880 – 1949), teoria das relações humanas, com a sua pirâmide das necessidades, que mostrava o lado mais humano das empresas, a partir dele houve o desenvolver das relações humanas nas empresas preconizando o colaborador como um todo, o maior bem da empresa é o funcionário.
Conforme foi ficando dinâmica a evolução da gestão e administração de pessoas, de certa maneira foi se desenvolvendo as teorias de negociação, porém foi com o biólogo Ludwig Von Bertalanffy (1937), que veio a teoria dos sistemas.
“Um sistema poderia ser definido como um conjunto de unidades reciprocamente relacionadas, que tem um propósito específico e pode afetar as demais partes” – PLT, Negociação: Aplicações Práticas de uma abordagem Sistêmica.
Sendo aprimorada por Scare e Martinelli (2001) que salienta a “visão sistêmica” passou a caracterizar a diversas pesquisas, principalmente no que diz respeito à busca de diretrizes e metodologias para a administração sistêmico-evolutiva.
Mas o que é negociar?
É combinar condições em que ambos as partes tenham