Sistema de bombeamento
1. INTRODUÇÃO
Com a evolução dos processos produtivos, demonstrada principalmente pela presença cada vez maior da irrigação e a crescente demanda por água, acompanhada pela sua escassez (distâncias cada vez maiores), há necessidade de projetar instalações que possam proporcionar fornecimento de água com maior rapidez e eficiência. Sendo assim, a presença de bombas hidráulicas num projeto de irrigação ou abastecimento de água para pequenas comunidades, é de suma importância, e o conhecimento das partes fundamentais ao seu bom funcionamento merece a devida atenção e cuidado.
Bombas hidráulicas são máquinas de fluxo, cuja função é fornecer energia para a água, a fim de recalcá-la (elevá-la), através da conversão de energia mecânica de seu rotor proveniente de um motor a combustão ou de um motor elétrico.
1.1.- DEFINIÇÕES
Bomba: Dispositivo mecânico para deslocar, elevar ou recalcar água ou outros fluidos.
Desaguar: Esgotar a água, enxugar.
Drenagem: Conjunto de processos ou métodos destinados a coletar, retirar e conduzir a água de percolação de um maciço, estrutura ou escavação.
Dragagem: Ação ou operação de limpeza e desobstrução de canais e vala com draga.
Draga: Máquina que serve para tirar do fundo dos rios, mares, lagos, canais, etc. depósitos e entulhos que aí se formam.
Precipitação: Fenômeno pelo qual a água contida nas nuvens retornam à superfície do solo na forma de chuva, granizo ou neve.
Aqüífero: Formação porosa (camada ou estrato) de rocha permeável, areia ou cascalho, capaz de armazenar e fornecer quantidades significativas de água.
Greta: Abertura estreita, racha, fenda (na superfície da terra, madeira, etc.).
Cavidade: Parte cavada ou vazia de um corpo sólido, buraco.
Cárstico: Relevo desenvolvido em região calcária, devido ao trabalho de dissolução pelas águas subterrâneas e superficiais. Caracteriza-se pela ocorrência de dolinas (depressão afunilada) e