Gestão de riscos
Os aeroviários são responsáveis pelo atendimento no balcão de check-in, lojas das companhias aéreas, manutenção, administração, operações, reservas, elaboração do plano de vôo e etc. Já os aeroportuários são os controladores de tráfego aéreo civil ligados à Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero) e os trabalhadores do sistema de navegação aérea, que conta com meteorologistas, profissionais administrativos e operacionais, engenheiros, fiscais de pátio, médicos, administradores, técnicos, trabalhadores do raio “X”, que fazem o exame a vistoria de bagagens, entre outros. Os aeroportos também contam com muitas empresas terceirizadas, que atuam como prestadores de serviços às companhias aéreos e à Infraero. São as responsáveis pelos serviços de comissária (refeições e lanches), pelo fornecimento de combustível, pela limpeza das aeronaves, manutenção e pela prestação de serviços “de rampa”, onde é feito o carregamento de bagagens, com tratores e escadas. Também são terceirizadas as atividades internas de limpeza e vigilância dos aeroportos e o transporte de passageiros do pátio de manobras até o terminal de passageiros.
Proprietário do Risco
Está vinculada ao Ministério da Defesa e tem como responsabilidades a administração, operação, manutenção, segurança, controle do tráfego aéreo e armazenagem de cargas nos terminais aeroportuários. Em todo o país, a empresa administra 67 aeroportos, e cerca de 15 mil terceiros.
Plano de Gestão
Os acidentes e as doenças ocupacionais mais comuns neste setor estão relacionados à forma como trabalho é organizado e, principalmente, aos riscos químicos, físicos, biológicos, psicossociais e ergonômicos presentes nas diversas atividades.
Procedimentos Práticos e Periodicidades Atribuição de Responsabilidades
Análise de Risco Físico
Análise de Risco Químico
Análise de Risco Mecânico e/ou Acidentes
Processo de Gestão
A dificuldade de