Teoria da história da arte
*Arkhitékton – "arquicriador" era o nome que os gregos davam ao mestre de obras, uma vez que a arquitetura era considerada a "mãe" das artes plásticas. Onde o homem vive existem casas, cabanas, tendas.
*Todas as construções representam o espírito da sua época ou, pelo menos, o do dono da obra e o do arquiteto. Representam ainda, mais do que qualquer outra criação humana, as relações sociais.
*Construir é um ato social, que depende das relações de poder, políticas e econômicas. Arquitetura é a arte ou ciência de projetar espaços organizados, por meio do agenciamento urbano e da edificação, para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas.
*No século I a.C., o arquiteto e tratadista romano Vitrúvio determinou as três condições básicas da arquitetura: firmitas, utilitas e venustas (resistência, funcionalidade e beleza).
*A arquitetura se materializou através de diferentes estilos ao longo da história, como o gótico, o barroco e o neoclássico, podendo, também, ser classificada de acordo com outros estilos mais ou menos homogêneos, associados a uma cultura ou um período histórico.
*O estilo arquitetônico reflete certos valores ou necessidades sociais, independentemente da obra construída (casas, fábricas, hotéis, aeroportos, igrejas, etc.).
*A arquitetura não depende apenas do gosto dos cânones estéticos, leva também em conta uma série de outras questões práticas, relacionadas entre si: materiais e sua aplicação, a disposição estrutural das cargas e o preceito fundamental do uso do edifício.
*Da arquitetura dos tempos pré-históricos pouco se conhece, a não ser alguns monumentos megalíticos; que ainda não podem ser considerados arquitetura - que só aparecem quando o homem constrói várias partes ligadas, para delimitar determinado espaço.
*Com o correr do tempo, esses trabalhos foram surgindo, com os mais diversos estilos: das obras da Antiguidade, chegaram até nós apenas restos de edifícios e esculturas.
Área de desenho e