teoria da cor
Cor saturada não significa cor pura. A cor saturada está restrita ao espaço de cores a qual a mesma está inserida, e este espaço de cores por sua vez, está restrito às cores delimitadas pelo "gamut". Portanto, o espaço RGB não é capaz de reproduzir cor totalmente pura.
MODELO CMYK
É constituído a partir do modelo CMY em que foi acrescentado a cor preta.
O Modelo CMY é um modelo subtractivo (a mistura de cores cria uma cor mais escura, porque são absorvidos mais comprimentos de onda, subtraindo-se à luz, a ausência de cor corresponde ao branco e significa que nenhum comprimento de onda é absorvido, mas sim reflectido. Assim se explica a mistura de pinturas e tintas para criarem cores que absorvem alguns comprimentos de onda da luz e refletem outros) descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias ciano, magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por ser de mais fácil obtenção quando impressa em papel do que recorrendo á mistura de cores. O fundo geralmente já é branco e à medida que vamos adicionando tinta, vamos escurecendo a impressão. Cada uma das cores pode variar de 0 a 100%.
Este modelo é baseado na forma como a Natureza cria as suas próprias cores quando reflete parte do espectro de luz e absorve outros, é considerado um modelo subtrativo, porque as cores são criadas por redução de outras á luz que incide na superfície de um objeto.
As cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do RBG e as cores primárias de RDB são as cores secundárias de CMY. O espectro de cores CMYK (gráfico) é significativamente menor que o RGB, o que quer