Teoria da Contabilidade
FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Setembro de 2014
“Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesas e verificar se tem os meios para concluí-la”.
Lucas 14:28
“Meu pai gostava de dizer que você precisa de três coisas nesta vida: um bom médico, um padre e um contador inteligente”.
Liam Nelson, A Lista de Schindler (1993).
A contabilidade surgiu em no tempo do homem primitivo, naquela época era contabilidade rudimentar como os instrumentos de caça e pesca; Em seguida teve seu relato na Mesopotâmia com registros de patrimônio. O papiro é um dos principais bens da contabilidade, os fenícios foram os primeiros a fazer a troca de uma base monetária para outra. Por sua vez os romanos criaram o sistema jurídico de contabilidade.
Em 1.201 os árabes trouxeram registros manuscritos de contabilidade, no Brasil a história foi bem diferente a contabilidade só se firmou quando a família real portuguesa veio para o Brasil onde se deu o ensino contábil com a instalação do comercio da contábil. Um dos instrumentos que auxiliou a contabilidade foi o “ábaco”, que era a principal maquina de somar que foi construída em 1.642 pelo francês Blaise Pascal, o ábaco era um aparelho automático fazia cálculos de soma e subtração que utilizava pequenas rodas.
A contabilidade é um a ciência que ajuda a tomar decisões importantes para as empresas e todos que dela necessitam, ela se encontra em nosso dia a dia quando fazemos planejamentos mensais de gastos e balanços das entradas de dinheiro e saída. Ela está nas vidas das pessoas seja no meio monetário ou no financeiro, hoje no século 21 o mundo utiliza um padrão que é a moeda no nosso pais o utilizado é o real.
A contabilidade é fundamental na nova ordem econômica mundial algumas pessoas diriam que é apenas serve