Teoria da contabilidade
PASSO 1: OS PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS DA CONTABILIDADE.
Os Princípios Fundamentais de Contabilidade dizem respeito, pois, à Contabilidade no seu sentido mais amplo de ciência social,cujo objeto é o Patrimônio das Entidades.
São Princípios Fundamentais de Contabilidade:
• O da ENTIDADE: O Princípio da ENTIDADE reconhece o Patrimônio como objeto da
Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.
• O da CONTINUIDADE:
A CONTINUIDADE devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das modificações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. O valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.
• O da OPORTUNIDADE:
O Princípio da OPORTUNIDADE refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.
• O do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; Os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, expressos a valor presente na moeda do País, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposições no interior da ENTIDADE.
• O da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA;
Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
• O da