Primeira manifestação da ginastica laboral
São Paulo, 2008.
Aos professores e colegas de classe, e a todos que se dedicam em tornar a Cidade de São Paulo mais responsável em questões ambientais e sociais.
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a todos que nos ajudaram a realizar esse projeto, professores, colegas e família, principalmente aos lojistas da região do Largo 13 de Maio que nos receberam em seus estabelecimentos para nos informar sobre seus resíduos sólidos.
RESUMO
A região do Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, é uma área muito movimentada de São Paulo. A principal atividade no local é o comércio, tanto o legalizado quanto o ambulante. Nessa região há uma grande concentração de munícipes devido a existência de terminais que ligam ônibus, metrô e trem. Sendo assim, a geração de resíduos sólidos urbanos nessa região é muito grande, e com isso a preocupação com o impacto causado, bem como gerenciamento desse resíduo, são de interesse para a população. Este trabalho teve como objetivos, detectar os principais tipos de lixo gerados na região de Santo Amaro, suas fontes e impactos ambientais e a saúde humana para a região e incentivar a coleta seletiva, a redução, a reutilização e reciclagem de maneira individual e/ou coletiva. Foram feitas visitas a todos os tipos de estabelecimentos presentes, para registrar o interesse de se fazer do Largo 13 de Maio, uma região mais limpa e responsável em relação aos seus resíduos. Nas visitas feitas à área de estudo, foram encontradas nas vias públicas, quantidades elevadas de resíduos sólidos tais como plástico, papel e latas de alumínio. Os resíduos são facilmente visualizados em uma simples caminhada pelas vias públicas, e esse material em conjunto, podem gerar problemas de ordem estética, de saúde pública, pelo acesso a vetores e animais domésticos, obstruindo rios, canais e redes de drenagem urbana, provocando inundações e potencializando epidemias de dengue e de leptospirose, entre outras. O questionário