Arsina
Arsina
CURSO: C2023/11
FORMADOR: JOÃO CAMACHO
FORMANDO: JOÃO BARROS
Conteúdo INTRODUÇÃO 3 AGENTES QUÍMICOS 4 ARSINA (As H3) 5 FICHA TÉCNICA 6 Aplicações: 7 Toxicidade: 7 Primeiros Socorros: 7 Precauções no Manuseio e Estocagem: 8 Precauções 8 INFORMAÇÕES PARA TRANSPORTE: 8 DETECÇÃO DE VAZAMENTOS: 9 DESCOBERTA E SÍNTESE 10 CONCLUSÃO 11 WEBGRAFIA: 12
INTRODUÇÃO
A arsina, também designada por hidreto de arsénio (III), é um gás incolor, cuja fórmula química é AsH3. Possui um ponto de fusão de -116,3 ºC e um ponto de ebulição de
-55 ºC. É solúvel em água, clorofórmio e benzeno.
A arsina líquida tem uma densidade relativa de 1,69.
É extremamente venenosa e, tal como os hidretos dos elementos mais pesados do grupo 5, decompõem-se imediatamente a temperaturas elevadas (cerca de 260-300 ºC). Tal como a amónia e a fosfina, a arsina apresenta uma estrutura piramidal.
Este composto é produzido pela reação de ácidos minerais com arsenieto de metais eletropositivos ou pela redução de muitos compostos de arsénio usando hidrogénio nascente.
O gás de arsina possui uma aplicação comercial muito importante na produção de componentes microeletrónicos modernos. É usado numa mistura de gás diluída com gás inerte e a sua rápida decomposição térmica é aproveitada de maneira a possibilitar que outros cristais que crescem sejam dopados com traços muito pequenos de arsénio de modo a permitir a obtenção de semicondutores do tipo n.
AGENTES QUÍMICOS
São substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, ou pela natureza da atividade de exposição possam ter contato através da pele ou serem absorvidos pelo organismo por ingestão; Poeiras, Fumos, Névoas, Neblina, Gases, e Vapores.
São os agentes ambientais causadores em potencial de doenças profissionais devido à sua ação química sobre o organismo dos trabalhadores. Podem ser encontrados tanto na forma sólida, como líquida ou gasosa.