ARSENIO
Identificação e propriedades físico-químicas
O arsénio (As) é um elemento químico que se encontra espalhado pela Natureza. É particularmente difícil de caracterizar como elemento simples, devido à sua química complexa e às inúmeras formas de ocorrência natural.
NOME: arsénio
SÍMBOLO QUÍMICO: As
NÚMERO ATÓMICO: 33
MASSA ATÓMICA: 74,92160
TABELA PERIÓDICA: grupo 15; período 4
CLASSIFICAÇÃO: semi-metal
ESTADO: sólido a 298 K
COR: amarelo ou cinzento metálico (esta última predominante)
CARACTERÍSTICAS: frágil; cristalino; capacidade de sublimação; tóxico
PONTO DE FUSÃO: 817 ºC a 28 atm.
PONTO DE EBULIÇÃO: 613 ºC (sublima).
Principais formas de arsénio
O As apresenta-se essencialmente sob duas formas: inorgânica e orgânica. Esta diferença na sua forma química, bem como no seu estado de oxidação (que pode ser – 3, 0, + 3 ou + 5) influenciam a sua toxicidade.
Compostos inorgânicos de As: estão presentes em águas minerais; antigamente eram usados como promotores do crescimento animal mas actualmente caíram em desuso.
Podem ser tri ou pentavalentes; as primeiras formas são as mais tóxicas. O trioxido de As e o arsenito de sódio destacam-se com formas trivalentes mais abundantes.
Compostos orgânicos de As: tal como os compostos inorgânicos podem ser tri ou pentavalentes; no entanto, têm melhor absorção e eliminação renal pelo que exercem menor toxicidade.
O composto mais comum é o ácido arsénico, ainda hoje usado como promotor do crescimento animal.
Podemos ainda encontrar As na sua forma orgânica na alimentação humana (arsenobetaina e arsenocolina). Estas formas são metiladas no organismo e rapidamente excretadas por via urinária, não representando perigo de grande toxicidade.
DADOS HISTÓRICOS:
O arsénio é conhecido desde as civilizações chinesa, grega e egípcia. Nessa mesma época foram também descobertas as suas propriedades tóxicas.
Ocorrência na Natureza: O As, tal como outros metais, encontra-se amplamente distribuído