anemia hemolitica
Algumas drogas causam hemólise em indivíduos com anormalidades de enzimas eritrocitárias ou hemoglobinas instáveis. Essas drogas podem também provocar hemólises em indivíduos normais se forem usadas em doses suficientemente altas.
As drogas e os agentes químicos discutidos neste capitulo causam hemólise por outros mecanismos.
Hidreto de arsênio
O gás arsina forma-se em muitos processos industriais.
A inalação de arsina pode causar anemia hemolítica severa, com hemoglobinúria e icterícia.
Chumbo
A intoxicação por chumbo em crianças geralmente é causada pela ingestão de pedaços de tinta de parede, ou por chupar objetos contendo chumbo. Em adultos, costuma dever-se a exposição em trabalho industrial.
A intoxicação por chumbo causa anemia por inibir a síntese da heme; geralmente também há leve encurtamento da sobrevida eritrocitária.
O chumbo inibe a atividade da pirimidina5’-nucleotidase, levando ao pontilhado basófilo nos eritrócitos. Pode se fino ou grosseiro, e esta presente principalmente em eritrócitos policromaticos.
A anemia em adultos costuma ser moderada, mas pode ser grave em crianças. É normocitica e um pouco hipocromica.
Os sideroblastos em anel costumam estarem presentes na medula óssea.
Cobre
Altos níveis de cobre em pacientes hemodialisados com fluido contaminado por tubulação contendo cobre, ou em pacientes de Wilson, podem causar anemia hemolítica.
A hemólise é causada pela inativação de varias enzimas eritrocitária.
Cloratos
A ingestão de cloratos de sódio ou potássio, ou a contaminação do fluido de diálise com cloraminas, causa lesão oxidativa dos eritrócitos, com formação de corpos de Heinz, metemoglobina e anemia hemolítica.
Água
A água administrada intravenosamente, inalada em condições de afogamento, ou entrando na circulação durante procedimento de irrigação, pode causar hemólise.
Oxigênio
A anemia hemolítica desencadeou-se em pacientes recebendo oxigênio