trabalho
1) A preparaçao dos hidretos torna-se cada vez mais dificil;
2) A estabilidade diminiui;
3) O poder redutor aumenta;
4) A substituição dos átomos de hudrogênio por outros átomos, como Cl ou CH3, torna-se cada vez mais dificil.
5) Diminui a capacidade dos mesmos de atuar como doador de elétrons, usando o par de eçétrons isolado para formar ligações coordenadas.
Amônia, NH3 A amônia é um gás incolor de odor pungente. O gás é bastante tóxico e se dissolve facilmente em água liberando calor. Em solução a amônia forma hidróxido de amônio, NH4OH, comportando-se como uma base fraca. Tanto a amônia quanto o hidróxido de amônio reagem com ácidos, formando sais de amônio. O NH3 queima em oxigênio com uma chama amarela pálida A amônia pode ser detectada por:
1) Seu odor característico;
2) Tornar azul o papel tornassol umidecido;
3) Forar nuvens brancas e densas de NH4Cl quando um frasco de HCl é aproximado;
4) Formar um precipitado amarelo-alaranjado com o reagente de Nessler.
Fosfina, PH3 A fosfina é um gás extremamente tóxico, incolor e reativo, com odor que assemelha o do alho ou do peixe em decomposição. Pode ser obtido pela hidrólise de fosfetos metáicos como Na3P ou Ca3P2, com água ou pela hidrólise de fósforo branco numa solução aquosa de NaOH. Ao contrário do NH3 o PH3 não é muito solúvel em água e suas souções aquosas são neutras.
Arsina AsH3, Estibina SbH3 e Bismutina BiH3 A energia de ligação e a estabilidade dos hidretos decrescem descendo pelo Grupo. Em consequência, a arsina, a estibina, e a bismutina são obtidas em pequenas quantidades. Tanto a arsina quanto a estibina são gases muito tóxicos. Todos podem ser preparads pela hidrólise dos seus compostos binários com metais, como, Zn3As2, Mg3Sb2, ou Mg3Bi2, com água ou ácidos diluídos.
Estrutura dos Hidretos A estrutura