Fisioterapia do trabalho
A Fisioterapia do Trabalho é uma especialidade da fisioterapia que atua previnindo e resgatando a saúde do trabalhador, para isto, ela aborda os aspectos da ergonomia, da biomecânica, da atividade física laboral e a recuperação de queixas ou desconforto físicos, sob o enfoque multiprofissional e interdisciplinar, com o propósito de melhorar a qualidade de vida do trabalhador.
Desta maneira, podemos evitar manifestações de queixas dolorosas músculo-esqueléticas de origem ocupacional ou não, as quais em muitos casos torna os movimentos físicos incapacitantes, prejudicando o rendimento do profissional e da sua vida social.
A Fisioterapia do Trabalho atuando na SAÚDE COLETIVA
Atribuições Principais:
1. Educação, prevenção e assistência fisioterapêutica coletiva, na atenção primária em saúde.
2. Promover ações terapêuticas preventivas à instalações de processos que levam a incapacidade funcional laborativa.
3. Analisar os fatores ambientais, contributivos ao conhecimento de distúrbios funcionais laborativas.
4. Desenvolver programas coletivos, contributivos à diminuição dos riscos de acidente de trabalho.
Ter em mente que o trabalhador necessita estar integralmente disposto em todas as suas atividades é proporcional o crescimento da empresa e saber que a empresa não pode adoecer.
Tal medida, coloca os empresários num nível de consciência onde não é gerar gastos, mas sim investir na saúde da sua companhia.
Andréa Bordon é fisioterapeuta responsável pela AMPLITUDE Ergonomia e Fisioterapia a diversas empresas no estado de São Paulo, atua juntamente com uma equipe de inter-relações e disponibiliza os recursos necessários para que as empresas possam investir em prevenção e não adoecer ao longo da sua vida.
"Prever ações incorretas é tornar-se responsáveis pelas ações corretas e coerentes, as quais disponibilizam sucesso, conforto e qualidade".
Ação Ergonômica / Fisioterapia do Trabalho
Historicamente a