Sustentabilidade
Você já deve ter visto nos comercias de televisão a idéia de se trocar carros por bicicletas, de lavar a calçada com a água do balde não com um jato de esguicho, de separar os tipos de lixos e reciclá-los ou até mesmo comprar lâmpadas que consomem menos energia elétrica. Seja como for, essas idéias de preservação do meio ambiente e ações de sustentabilidade é quem garantirá o suprimento das nossas necessidades atuais sem prejudicar o suprimento para gerações futuras. Em outras palavras, usar os recursos com consciência sem exterminar com eles.
Se não tomarmos providências quanto ao desenvolvimento sustentável, as próximas gerações deixarão de existir pelo fato de serem atingidos pela falta de recursos essenciais como talvez, a própria água. O que podemos fazer então? Devemos parar de usar esses recursos para que a próxima geração as use em nosso lugar?
Claro que não. Mas, devemos sempre nos lembrar que os recursos naturais não são infinitos, eles acabam. Por isso é que devemos proteger e recuperar o meio ambiente. Para que isso aconteça, existem três passos fundamentais para que a teoria de um mundo sustentável saia do papel.
A conscientização – o primeiro passo para o desenvolvimento sustentável é a conscientização. O mais difícil é colocar na cabeça das pessoas a idéia de que um mundo sustentável é a prioridade hoje e esperar com que as ações dela reflitam esse novo estilo de vida. Dar razões para ela perceber que devemos preservar e reutilizar recursos para que a degradação do ambiente em que vive não piore cada vezes mais.
Cuidar do que tem e de onde vive – o desenvolvimento de projetos que envolvam a comunidade, mostrando que cada um é responsável pelo lugar e pelas coisas que a pessoa possui é o segundo passo. Cada um cuidando do seu próprio ambiente é o começo para um mundo sustável. Ou seja, cada um fazer a sua parte. Colaboração, essa palavra é essencial para a realização de uma idéia sustentável.
Mãos á obra! – executar essas