Teoria da Comunicação
Teoria é um termo originário de séculos antes de Cristo que provém do grego (teo – visão), e tem o sentido de observação, examinação. Era vista pelos gregos como um modelo de conduta a ser seguido pela polis (sociedade da época) mas para isto deveria ter validade, um enunciado claro e ser demonstrada.
2 - O que é racionalismo, empirismo e síntese kantiana?
Racionalismo é só considerar valido o conhecimento criado exclusivamente pelo pensamento puro.
Empirismo é achar que só se pode construir teorias a partir da observação dos fenômenos na realidade.
Síntese kantiana é uma maneira de garantir a universalidade dos conceitos por meio de sua origem na razão pura, mas também garantir sua validade ao submeter a razão aos limites impostos pelos fenômenos.
3 - O que é paradigma e quais os dois problemas da ciência contemporânea que ele tenta resolver?
Um paradigma representa certas crenças gerais aceitas pelas comunidades científicas historicamente, busca superar certas discussões básicas com a finalidade de deixar um território estabilizado para fazer o conhecimento avançar.
4 - Quais são os cinco elementos da comunicação? a realidade ou situação onde ela se realiza e sobre qual tem um efeito transformador os interlocutores que dela participam os conteúdos ou mensagens que elas compartilham os signos que elas utilizam para representá-los e seus códigos os meios que empregam para transmiti-los
5 - Aplique os cinco elementos do conceito de Bordenave às seguintes situações:
a) o professor ouve o apito da barca
É uma situação em que a comunicação ocorre em uma estação hidroviária, aonde o professor é comunicado pelo comandante da barca através de um aviso sonoro transmitido pelo apito da embarcação de que a mesma está próxima a zarpar.
b) um aluno lê o livro O que é Comunicação
Nessa situação, o aluno em seu ambiente de leitura adquire o