Teoria da comunicação
“A imprensa, na maior parte das vezes, não consegue dizer às pessoas como pensar, tem, no entanto, uma grande capacidade de dizer aos seus leitores sobre que temas devem pensar qualquer coisa”.
Isso se dá em dois níveis:
a) a ordem do dia dos temas, assuntos e problemas presentes na agenda dos meios de comunicação.
b) a hierarquia de importância e de prioridade segundo a qual esses elementos estão dispostos na ordem do dia
A partir dessa afirmação, estabeleça uma agenda durante 15 dias com o que você tem visto na mídia para as seguintes áreas: economia, politica, cultura, internacional, esporte, Rio de Janeiro. Primeiro estabeleça a ordem do dia para cada área (item "a" acima) e, depois, faça a hierarquização (item "b" acima).
Resposta:
Análise realizada do dia 14/10/12 à 29/10/12
Rio de janeiro: Pacificação de Manguinhos
Esporte: Fluminense é o líder disparado do campeonato brasileiro
Politica: Mensalão
Internacional: A chegada do Furacão Sandy em New York
Cultura: Filme “O Palhaço” ganha prêmios em festival de cinema
2. Assista a um programa de TV recente (menos Balanço Geral). Escolha uma das teorias feitas em sala de aula. Faça uma análise de aproximadamente 25 linhas sobre o programa, explicando o que é, o que apresenta, e fazendo uma comparação com a teoria escolhida. Cite exemplos vistos no programa para justificar sua análise.
Resposta:
Programa: Jornal Hoje
Teoria: Funcionalista
O Jornal Hoje é um telejornal que não tem matérias opinativas; trabalha com matérias de tempo médio baixo e se preocupa em abordar um grande número de assuntos. Pretende ser o telejornal do “tempo presente”, enfocando os fatos enquanto estão acontecendo. O telejornal tem um grande número de inserções ao vivo.
A teoria funcionalista está presente nas transmissões jornalísticas apresentadas, nas informações passadas ao público (vigilância) e no entretenimento que o programa exibe. É preciso considerar que o papel