Teoria da comunicação
Fazem parte dos processos de comunicação humana as formas pelas quais os seres humanos se relacionam entre si e interagem por meio do uso de signos.
Quando há uma conversa entre duas pessoas ou mais, acontecem algumas trocas continuas de Idéias, fatos e opiniões que se transformam em palavras compartilhadas por meio da fala. Os comunicólogos estudam algo vivo que se desenvolve, que é dinâmico. Comunicação é um processo de construção compartilhada. É necessário conhecer o processo de comunicação, para que haja eficiência na comunicação. Para o autor Mauro Wolf “de fato todo o processo comunicativo se desenrola, de certa forma, quer se verifique entre duas máquinas, entre dois seres humanos ou entre uma máquina e um ser humano.”
Para a comunicação se tornar precisa e clara, para que se possa esclarecer o sentido das coisas e dos textos por meio das palavras e do ambiente envolvendo quem fala e quem escuta, é necessário simplificar e estabelecer os mecanismos por meio dos quais se desenvolvem o processo. A interatividade entre as pessoas antes, durante e depois do processamento da mensagem, identifica o emissor, a mensagem e o receptor.
Qualquer que seja o meio ambiente no qual o indivíduo se encontra, a percepção é um fenômeno fundamental de informação. A percepção é o ponto de partida para entender o processo de comunicação. E qualquer que seja a mensagem, aquele que emitir sempre deverá conhecer profundamente as experiências que formam o repertório de quem vai ser o alvo da comunicação.
Quando um indivíduo se expressa e transmite uma mensagem, essa informação possui uma realidade de acordo com o seu repertório. Quando uma informação é recebida existe um significado pessoal para o indivíduo que é resultante de sua interpretação do que foi percebido, ou seja, a interpretação e o significado dependem do fenômeno da percepção e das diversas experiências que se acumulam na forma de repertório. Os receptores recebem repetindo o