Teoria da comunicaçao
- Sónia Lamy - Bruno Saraiva -Tiago Sousa Teoria Hipodérmica
Etimologia da palavra hipodérmica: Hipo significa abaixo; derme, significa pele. “Agulha hipodérmica é a agulha do médico, que injeta o medicamento diretamente na veia do paciente, assegurando um resultado imediato.”
Podemos usar esta frase para comparar a agulha e o medicamento com o fornecedor de informação (média), e a forma como a informação é recebida pelo recetor.
Ou seja, o média é comparado com a agulha, pois injeta os conteúdos diretamente ao cérebro do individuo, estimulando a reação que deseja no recetor.
Contexto histórico
Esta teoria surge entre as duas grandes guerras e dos regimes totalitaristas e surge com o propósito de obter a adesão em massa da população para motivações politicas. Usavam então os mass media, como forma de fazer a propaganda e aliciar a população em geral aos regimes políticos.
Teoria Hipodérmica
A teoria hipodérmica, também conhecida como “teoria da bala magica” e “ teoria da agulha hipodérmica”( conceito da teoria já acima explicito) pressupõe que qualquer estímulo enviado pela média é imediatamente aceite, sem resistência pela sociedade de massa. A passividade do recetor é a principal característica do indivíduo nesta teoria
“Baseada na psicologia dos instintos, segundo a qual o comportamento humano é herdado (está inscrito) nos mecanismos biológicos do homem e, portanto, tem uma natureza não radical. Se a questão dos comportamentos e a reações humanas é definida pela estrutura biológica dos homens, isto significa que estes agem instintivamente e assim, de maneira mais ou menos uniforme (seria um comportamento da espécie). Essa visão fundamenta os dois pressupostos articulados pela teoria da agulha hipodérmica: a onipotência dos meios, a vulnerabilidade das pessoas. O comportamento dos indivíduos frente aos meios se configura dentro do esquema simples e mecânico do