Teoria da burocracia
ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração ao redor da década de 1940, em função dos seguintes aspectos:
• Fragilidade e parcialidade da teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas: não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais. Ambas são incompletas sobre a organização, gerando a necessidade de um enfoque mais amplo e completo, tanto da estrutura como dos participantes da organização.
• Necessidade de um modelo de organização racial: capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas.
• Crescente tamanho e complexidade das empresas: passou a exigir modelos organizacionais mais bem definidos. Homens e mulheres colocados em diferentes setores de produção e em diferentes níveis hierárquicos.
• O ressurgimento da sociologia da burocracia: propõe um modelo de organização e estas não tardam em tentar aplicá-lo na prática, proporcionando as bases da teoria da burocracia.
ORIGENS DA BUROCRACIA
A burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos. Weber estudou os tipos de sociedade e os tipos de autoridade.
TIPOS DE SOCIEDADE
• Sociedade tradicional: predominam características patriarcais e patrimonialistas.
• Sociedade carismática: características místicas, arbitrarias e personalísticas, como nos grupos revolucionários, nos partidos políticos nas nações em revolução.
• Sociedade legal: onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e dos fins.
TIPOS DE AUTORIDADE
Autoridade representa o poder institucionalizado e oficializado. Poder implica potencial para exercer influencia sobre outras pessoas. Autoridade proporciona poder, ter poder nem sempre significa ter autoridade.Se autoridade proporciona poder, o poder conduz a dominação.A