Teoria da Burocracia
Salvador,2014
Daniel de Sena
Iara Macielle
Jamile Nogueira
Joseane
Vanessa Freitas
Resumo sobre a teoria da burocracia de Weber.
Salvador, 2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
QUEM FOI WEBER? 4
CONTEXTO HISTÓRICO. 4
TIPOS DE PODER, CONFORME WEBER 4
ELEMENTOS BÁSICOS 5
CARACTERISTÍCAS DA TEORIA BUROCRÁTICA 5
VANTAGENS 7
DESVANTAGENS / DISFUNÇÕES 7
GRAUS DA BUROCRATIZAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES 8
CRÍTICAS À TEORIA DA BUROCRACIA 9
O EXCESSIVO RACIONALISMO DA BUROCRACIA 9
AS DIMENSÕES DA BUROCRACIA 10
REFERÊNCIAS 10
INTRODUÇÃO
Uma das primeiras aplicações do termo Burocracia data do século XVIII , onde o termo era carregado de forte conotação negativa, designando aspectos de poder dos funcionários de uma administração estatal aos quais eram atribuídas funções especializadas, sob uma monarquia absoluta. Essa definição se encaixa de forma muito próxima àquela hoje utilizada na linguagem comum: a burocracia como sinônimo de excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizados dos organismos estatais e privados.
Portanto, a palavra "burocracia" tem, no nosso dia-a-dia, um sentido pejorativo. Chamamos de burocracia o exagero de normas e regulamentos, a ineficiência administrativa, o desperdício de recursos. No entanto, para a sociologia, esse termo tem um sentido especial. Desde que passou a ser usado por Max Weber (1864 –1920), designa um modelo específico de organização administrativa.
QUEM FOI WEBER? Sociólogo alemão considerado o fundador da Teoria da Burocracia,foi professor das universidades de Friburgo e de Heidelberg e ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade.
Weber considerou a burocracia como um tipo de poder; para estudar as sociedades. Partiu que os seus tipos de poder e de autoridade vem das pessoas, é inerente; que implica força, imposição de normas e arbítrios.