Teoria da Burocracia
Será apresentada também uma pesquisa em duas empresas sobre como a burocracia está presente nestas organizações.
Por fim será exposta a conclusão de como a burocracia é positiva ou negativa para as empresas citadas.
2.HISTÓRIA DA BUROCRACIA
Para contar a história da burocracia primeiro será apresentado um pouco da historia de Max Weber e em seguida exposto como surgiu.
2.1. MAX WEBER
(https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=)
Maximilian Karl Emil Weber (Erfurt, 21 de Abril de 1864 — Munique, 14 de Junho de 1920) foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. (SINSERJ,2013)
Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Mas seus estudos também deram contribuição importante para a economia. Sua obra mais famosa é o ensaio “A ética protestante e o espírito do capitalismo”, com o qual começaram suas reflexões sobre a sociologia da religião. Weber argumentou que a religião era uma das razões não exclusivas do porque as culturas do Ocidente e do Oriente se desenvolveram de formas diversas, e salientou a importância de algumas características específicas do protestantismo ascético, que levou ao nascimento do capitalismo, a burocracia e do estado racional e legal nos países ocidentais. (SINSERJ,2013)
2.2. CONCEITOS E ORIGENS DA BUROCRACIAA burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos fins pretendidos, a fim de obter a eficiência máxima no alcance desses objetivos. As origens da burocracia – como forma de organização humana – remontam à época da Antiguidade, quando o ser humano elaborou e registrou seus primeiros códigos de normatização das relações entre o