empuxco
618 palavras
3 páginas
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁCampus Santa Cruz
EMPUXO
Relatório Física Experimental II
Prof. Nelson Souza
2013.2
1 - Introdução
Com a finalidade de proporcionar um maior entendimento sobre o conceito de empuxo, apresentaremos alguns dados e teorias a seu respeito, associado às variáveis de densidade do fluido de estudo, área, aceleração da gravidade, massa e volume no qual afetam diretamente o empuxo que um determinado corpo sofre.
2 - Objetivo
Obter conhecimento sobre o conceito e aplicação de empuxo bem como demonstrar por meio de análises de gráficos o empuxo que um corpo sofre.
3 –ConceitoPrincípio de Arquimedes: Todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado.O empuxo é a existência da ação de várias forças sobre um corpo mergulhado em um determinado líquido. Cada força tem um módulo diferente, e a resultante delas não é nula. A resultante de todas essas forças está dirigida para cima e é exatamente esta resultante que representa a ação do empuxo sobre o corpo. Para se calcular a intensidade da ação do empuxo existe uma pequena relação entre o empuxo e a densidade do líquido no qual o corpo está emerso. Veja:
E= md .g (I) md = µ. Vd (II)
Onde md é a massa do líquido deslocado, Vd é o volume do líquido deslocado e corresponde ao volume da parte do corpo que está mergulhada, e µ (letra grega “mi”) é a densidade do líquido. Substituindo (II) em (I) temos a equação para se calcular o empuxo:
E= µ . Vd. g
4-Procedimentos Experimentais
Material utilizado neste experimento:
- Cilindro de Arquimedes;
- Suporte de haste;
- Dinamômetro tubular de 2N;
- Becker;
- Seringa;
- Êmbolo;
Procedimento
Deve-se primeiramente, zerar o dinamômetro e pesar o cilindro, este será o peso do corpo fora do líquido (PCFL). Inserir uma quantidade de água em um Becker até que chegue ao nível de 250ml. Em seguida mergulhá-lo e verificar o seu peso dentro do líquido (PACDL) informado no