Teoria da Burocracia
1 INTRODUÇÃO….………………………………………………………………………….4
2 TEORIA DA BUROCRACIA…………………………………………………………. ….5
2.1 Origem da Teoria da Burocracia……………………………………………………..5
2.2 Características da Burocracia………………………………………………………..8
2.3 Disfunções da Burocracia…………………………………………………………..10
4 CONCLUSÃO…………………………………………………………………………….30
REFERÊNCIAS…………………………………………………………………………….31
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho possui a “Teoria da Burocracia” como tema central, e está divido em quatro títulos principais sendo eles: Introdução, Teoria da Burocracia, Aplicação Prática e Conclusão.
Para a construção do trabalho o grupo se baseou em pesquisas acadêmicas, e escolheu cinco empresas diferentes utilizadas como estudo de caso, para se ter um estudo mais aprofundado do tema, a fim de apresentar um conteúdo de qualidade. Com o objetivo de mostrar o que é a teoria da burocracia, não apenas a teoria em si, mas também sua aplicação prática dentro de diferentes organizações.
2 TEORIA DA BUROCRACIA
Segundo o Dicionário Online de Português (2013), teoria é um conjunto de regras, de leis sistematicamente organizadas, que servem de base a uma ciência e dão explicação a um grande número de fatos. Burocracia, por sua vez, seu significado mais comum está relacionada à morosidade e complexidade dos processos administrativos.
No entanto, Max Weber fez uma releitura desse conceito e desenvolveu a teoria da burocracia, que será abordado no decorrer deste trabalho.
2.1 Origem da Teoria da Burocracia
A Teoria da Burocracia desenvolveu-se na Administração ao redor da década de 1940, em função dos seguintes aspectos:
A fragilidade e parcialidade da Teoria Clássica e da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais. Ambas revelam dois pontos de vista extremistas e incompletos sobre a organização, gerando a