Teoria da burocracia
REFERENCIAS 7 MAX WEBER
Max Weber (1864-1920), sociólogo alemão e professor das Universidade de Friburgo, foi o criador da Sociologia da Burocracia, ficou famoso pela teoria das estruturas de autoridade. Com a tradução de alguns de seus livros para a língua inglesa, por Talcott Parsons, tomou corpo nos Estados Unidos a Teoria da Burocracia em Administração.Com sua obra ampla, seu principal livro para estudo, é “A Ética Protestante e o Espírito de Capitalismo”.
ORIGENS DA TEORIA DA BUROCRACIA
A teoria da burocracia na administração desenvolveu-se na década de 40 em função dos seguintes aspectos:
a) A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, ambas oponentes e contraditórias entre si, mas sem possibilitarem uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais.
b) A necessidade de um sistema organizacional tanto no ambiente de trabalho quanto nas relações humanas no meio
c. Alguns historiadores verificaram que a “indústria em grande escala depende da sua organização, da Administração e do grande número de pessoas com diferentes habilidades”. Isso resume as situações de mão-de-obra especializada e o sistema hierárquico necessário
d) A Sociologia da Burocracia propôs um modelo de organização e os administradores não tardaram em tentar aplicá-lo na prática em suas empresas. A partir daí,surge a Teoria da Burocracia na Administração.
ORIGENS DA BUROCRACIA
A burocracia é uma forma de organização racional, ou seja, o estudo dos meios e suas adequações e melhorias. Contudo, a burocracia – tal como existe hoje, teve sua origem nas mudanças religiosas verificadas após o Renascimento. Nesse sentido, salienta Max Weber que o moderno sistema de produção não se originou das mudanças tecnológicas, mas de um novo conjunto de normas sociais morais, às quais denominou "ética protestante": o trabalho duro e árduo, a poupança e o ascetismo que proporcionaram a reaplicação das