Teoria da aprendizagem : behaviorismo
O ESTUDO DO COMPORTAMENTO
O termo behaviorismo foi introduzido pelo americano John Watson, em 1913 para denominar uma tendência teórica, o “Comportamentalismo” ou “Teoria Comportamental”. Atualmente, não se entende o comportamento como uma ação usolada de um sujeito mas, uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece. Assim, o Behaviorismo, o Comportamentalismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e seu ambiente, entre as ações dos indivíduos (respostas) e o ambiente (estimulações).
COMPORTAMENTO RESPONDENTE OU REFLEXO
O Comportamento Reflexo ou Respondente é o que usualmente chamamos de “Não-voluntário” e inclui as respostas que são eliciadas (produzidas) por estímulos antecedentes do ambiente. Por exemplo, a contração das pupilas provocada por luz forte sobre os olhos, lágrimas de cebola, salivação quando estamos com fome e um cheiro de comida gostosa nos atinge, etc.
“ Pegue um cavalo faminto; exponha o conduto da glândula parótida para o lado de fora da mandíbula, nada acontecerá: a glândula está em repouso. Mostre feno ou faça algum movimento que indique que a comida está vindo. Imediatamente começará o fluxo de saliva” (Claude Bernard, 1872)
PAVLOV E O REFLEXO CONDICIONADO
(Petrovich Pavlov / 1849-1936)
Em 1904 Pavlov recebeu o prêmio Nobel de Medicina pelo estudo da atividade digestiva. Fez muitas pesquisas com cães. A comida vista ou a comida cheirada era suficiente para fazer um cachorro faminto salivar. Até mesmo a visão da pessoa que traz a comida eliciava o comportamneto de salivação. Se acontecer de um estímulo casual qualquer se associar uma ou várias vezes com outro que elicie reflexos inatos bem definidos, o primeiro começará a produzir os efeitos daqueles reflexos inatos. Existem assim, os reflexos inatos incondicionados e os condicionados (adquiridos).