Psicologia educacional
A ideia principal da abordagem behaviorista é que a aprendizagem é manifestada através de mudanças de comportamento, sendo determinada pelos elementos do ambiente na qual o sujeito se insere. (MOREIRA; 2001)
Segundo MOREIRA (2001: 23), o significado da aprendizagem para as diversas teorias depende dos pressupostos que fundamentam seus paradigmas, bem como das suposições referentes à sua natureza e função. Para esse autor, a compreensão de tais pressupostos pode levar ao entendimento das diversas vertentes de pesquisa na área. Para tanto, ele identificou três paradigmas distintos na área da educação e aprendizagem: o radicalismo ocidental, o paradigma interpretativo e o paradigma emancipatório.
No primeiro, a realidade existe independentemente das representações mentais ou linguísticas no mundo. Sob este paradigma entende-se que o conhecimento é objectivo e não depende nem deriva de actividades subjectivas; sua lógica e a racionalidade são formais e de causa-efeito (, 1996)
Os estudos de Lev Vygotsky[->0] (1896-1934) postulam uma dialéctica[->1] das interacções com o outro e com o meio, como desencadeado do desenvolvimento sociocognitivo. Para Vygotsky e seus colaboradores, o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem[->2]. Eles acreditam que a estrutura dos estágios descrita por Piaget seja correta, porém diferem na concepção de sua dinâmica evolutiva. Enquanto Piaget defende que a estruturação do organismo precede o desenvolvimento, para Vygotsky é o próprio processo de aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores. (MOREIRA; 2001) v Zona de desenvolvimento proximal
Um ponto central da teoria de Vygotsky é o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal[->3] (ZDP), que afirma que a aprendizagem acontece no intervalo entre o conhecimento real e o conhecimento potencial. Em outras palavras, a ZDP é a distância existente entre o que o