Behaviorismo
Introdução
A aprendizagem é um processo indispensável à sobrevivência, pois torna o homem capaz de se afirmar como ser racional, formar a sua personalidade e se preparar para o papel que lhe cabe na sociedade.
No decorrer desse século, importantes vertentes teóricas foram construídas, buscando a melhor maneira de entender a aprendizagem. Partindo de estudos de Skinner (Behaviorismo), passando por Piaget (Construtivismo) e chegando ao sócio-construtivismo de Vygotsky. Neste trabalho nosso enfoque será a Teoria de Aprendizagem por condicionamento a perspectiva Behaviorista.
Conceito de aprendizagem
Dentre os vários conceitos sobre aprendizagem, citaremos apenas alguns. Segundo alguns estudiosos, a aprendizagem é um processo integrado que provoca uma transformação qualitativa na estrutura mental daquele que aprende. Essa transformação se dá através da alteração de conduta de um indivíduo, seja por Condicionamento operante, experiência ou ambos, de uma forma razoavelmente permanente. As informações podem ser absorvidas através de técnicas de ensino ou até pela simples aquisição de hábitos. O ato ou vontade de aprender é uma característica essencial do psiquismo humano, pois somente este possui o caráter intencional, ou a intenção de aprender; dinâmico, por estar sempre em mutação e procurar informações para a aprendizagem.
Um outro conceito de aprendizagem é uma mudança relativamente duradoura do comportamento, de uma forma sistemática, ou não, adquirida pela experiência, pela observação e pela prática motivada.
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação.
Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser