Teoria da administração
Ciências Contábeis
TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO
Características do Administrador
São Paulo - SP
Fevereiro/2014
O que é Administração
Administração é o ato de administrar ou gerenciar negócios, com tomadas de decisões sobre recursos disponíveis, trabalhando com e através de pessoas para atingir objetivos tanto da organização, quanto de seus membros. É o gerenciamento de uma organização, levando em conta as informações fornecidas por outros profissionais e também pensando antecipadamente nas consequências de suas decisões. É também o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
Os princípios para administrar algo são Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, sendo que as principais funções administrativas são:
Fixar objetivos;
Analisar e conhecer os problemas;
Solucionar os Problemas;
Organizar e alocar os recursos, tanto financeiros, quanto tecnológico e humanos;
Liderar, comunicando , dirigindo e motivando as pessoas;
Negociar;
Tomar decisões;
Controlar, mensurando e avaliando;
Obter informações.
O bom desempenho da administração depende de que o profissional consiga ser um bom líder, capaz de lidar com pessoas, negociando e comunicando, e também apto a tomar decisões, tendo uma visão sistêmica e global da situação que administra.
A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. É praticada especialmente nas empresas, sejam elas públicas, privadas, mistas ou outras.
Em uma empresa, a administração é alcançar produtividade, bem-estar dos trabalhadores e lucratividade, além de outros objetivos definidos pela organização. A forma como as organizações são administradas é que vai determinar se conseguirão utilizar eficazmente os seus recursos para atingir os objetivos propostos. Por isso, o papel do administrador