teoria da administração
Administração
ATPS da Disciplina Teorias da Administração
Ivinhema/MS - 2013
Alunos RA
1
MARIA APARECIDA DOS SANTOS
439436
2
HUGO RODRIGUES ELOY
415107
3
PEDRO HENRIQUE CASAROTI
438831
4
MAYCON DEVANIR BETINELI COSTA
424123
5
JOARI COSTA DE MEDEIROS
7598646608
Trabalho ATPS apresentado para avaliação na disciplina de Teorias da Administração, do curso de Administração, da Anhanguera... Ministrado pelo professor Mauricio Dias.
Ivinhema/MS - 2013
Introdução
Até recentemente, traduzia-se o termo administração como: “aquele que realiza um trabalho sob o comando de outro”. Na realidade, mais do que uma questão de etimologia da palavra, essa tradução apresentava uma visão de administração que enfatizava a hierarquia das gerências sobre o trabalho. Muito dessa visão teve origem com a da Escola Clássica de administração, mais particularmente com Taylor e Ford. Porém, a abordagem clássica também possui outras contribuições relevantes sobre como organizar os fluxos de conhecimento no interior das fábricas, o que era inédito para as empresas que entravam na II revolução Industrial.
O início do século XX foi marcado pelo crescimento da inovação (energia elétrica, indústria automobilística, siderurgia, indústria elétrica, química e outras). As empresas passaram a ser O presente artigo é parte do livro dos autores sobre a origem e desenvolvimento da gestão do conhecimento que localiza nas experiências escolas de administração as primeiras contribuições para a Gestão do Conhecimento e não apenas após a reengenharia como afirma a literatura. intensivas em capital, com grandes dimensões físicas e máquinas complexas. O trabalho deixava de ser feito em pequenas unidades para igualmente atingir elevado nível de complexidade e integração. Nesse ponto, a administração se fez necessária para integrar esforços não apenas no plano da força física do