TEORIA DA ADMINISTRACÃO
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO: CIENCIAS CONTABEIS
SEMESTRE: II
DISCIPLINA: TEORIAS DA ADMINISTAÇÃO
TUTORA A DISTANCIA: MONICA SATOLANI
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
(POLO IRECÊ)
2013
Teorias da Administração
Com os avanços do século XX as empresas tiveram um aumento na demanda, o que provocou a necessidade de um sistema de conhecimentos e técnicas para administrar as operações organizacionais. Com isso as empresas desenvolveram fórmulas para se organizar internamente e profissionalizar sua administração.
Teoria Clássica
Tudo o que conhecemos hoje, referente à administração, teve origem durante a Escola Clássica.
Foram os clássicos os primeiros a criar ideias, experiências e soluções, para a Revolução Industrial.
Os Principais nomes são: Taylor - Movimento de administração científica, eficiência e combate ao desperdício; Ford – Linha de Montagem, trabalhadores padronizados; Fayol – Explicou o papel dos gerentes e o processo de administrar; Weber – Burocracia como forma de autoridade;
No final da década de 1920, essas teorias estavam consolidadas. Daniel McCallum e Harrington Emerson foram responsáveis por grandes avanços com a contribuição de Pierre du Pont e Alfred Sloan.
McCallum criou o primeiro organograma, atribuía a cada chefe de território a responsabilidade e autoridade sobre determinado número de empregados.
Harrington trabalhou com contabilidade de custos, custo-padrão e sistemas de incentivos salariais pela produtividade. Fundou a primeira empresa de consultoria em administração, com o principal objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o desperdício.
Pierre du Pont criou uma estrutura organizacional hierárquica e centralizada, técnicas de contabilidade e previsão de mercado, estratégias de diversificação e investiu em pesquisa e desenvolvimento. Foram criados departamentos funcionais, produção, vendas, desenvolvimento e finanças. Criou dez departamentos industriais