Modo de produção escravista.
- O homem era escravisado devido a sua etnia, no caso o negro, ele era tratado como mercadoria, ou seja, era comprado e vendido como peça, seu preço variando de acordo com leis de oferta e procura, ou de qualidades ou deficiencias físicas; outro exemplo é a escravidão da Grécia Antiga:
- O homem era escravisado ou por ser prisioneiro de guerra, ou por não conseguir honrar com suas dívidas. Estes escravos não eram comercializados, e, trabalhavam para um bem comum, tendo seus direitos básicos mantidos.
Modo de produção industrial. Com o advento das máquinas, as mercadorias passaram a ser produzidas maquinalmente e em grande escala. Dentro do modo de produção industrial, encontramos duas vertentes, são:
- Modo de produção capitalista - É o modo de produção que prevalece hoje no mundo globalizado, os homens não recebem pelo tanto de mercadorias que produzem, e sim pelo tanto de horas que trabalham, sendo as industrias de propriedade particular. Este ou estes proprietários ficam com o lucro, e através de um contrato estabelecem o que o funcionário ira receber, o salário.
- Modo de produção comunista - Este modo de produção existe apenas na teoria, em países como Cuba e Coréia do Norte, existem até hoje tentativas de sua aplicação. Os homens trabalhariam nas fábricas e em outros setores, e todos dividiriam tudo o que é produzido nesta sociedade, da forma como se dividia no modo de produção primitivo.