SUBCOMANDANTE OPERACIONAL
429 palavras
2 páginas
FUNÇÃO DE SUBCOMANDANTE OPERACIONAL DE UM GRUPAMENTO DE BOMBEIRO-MILITARESTUDO DE CASO
A função de subcomandante operacional de um Grupamento de Bombeiro-Militar demanda ações de gerenciamento de apoio logístico e operacional no local de socorro.
Assim, no estudo de caso proposto, incêndio no Hospital Estadual Pedro Ernesto, ao tomar conhecimento das proporções do evento, eu, na condição de subcomandante operacional, entraria em contato com o Comandante de Operações a fim de tomar conhecimento das necessidades mais urgentes com o intuito de providenciá-las o mais breve possível.
Em seguida deslocar-me-ia até o evento, comunicando as proporções do incêndio, bem como minha presença no local ao COCB e ao Comandante da Unidade.
Como primeira ação efetiva no cenário de operações determinaria a montagem de um Posto de Comando Avançado, com o fim de organizar e gerenciar as informações recebidas. Ato contínuo determinaria o isolamento do local e solicitaria apoio operacional, inclusive de ambulâncias, ao COCB. Ademais, é de suma importância ressaltar, quanto à distribuição de rádios portáteis ao oficial comandante de socorro e chefes de guarnição.
No que tange à retirada das vítimas das alas afetadas do hospital determinaria a dois militares para colher os dados das mesmas junto aos profissionais de saúde que realizavam o atendimento.
Para que fosse possível a triagem das vítimas, buscaria um local mais amplo do que a oficina apresentada no vídeo. Poderia até ser uma rua transversal isolada, mas de fácil acesso para as ambulâncias realizarem o transporte. Determinaria, ainda, a um oficial médico da Corporação para que, junto ao coordenador do hospital, realizasse essa triagem, bem como o controle referente à transferência dos pacientes a outras unidades hospitalares.
Cabe ressaltar que todas as informações colhidas durante a operação deveriam ser transmitidas ao Posto de Comando Avançado.
Não se pode olvidar que, devido à grande proporção do evento, também