Armazenagem de Materiais
Medicamentos são compostos químicos que por sua vez possuem, cada tipo, as suas particularidades. A mistura entre eles pode causar inúmeros danos à saúde e ao meio ambiente, por tanto, a preservação da qualidade de cada produto deve ser mantida em 100% já que reações químicas geradas pelo mau armazenamento, pela perda de validade, entre outros tipos de falha podem danificar seriamente o produto causando grandes riscos. Fazendo assim a estocagem, a distribuição e o transporte partes importantíssimas na garantia da qualidade dos medicamentos.
1.1 Boas práticas em cada processos dentro da comercialização de medicamentos
Fabricação
Existem normas para a fabricação de medicamentos que servem para evitar contaminações, erros e confusões durante este processo.
Algumas delas são:
Ter pessoal qualificado, local, equipamentos, sistemas, materiais, rótulos, embalagens, armazenamento e transporte adequados, procedimentos e instruções aprovadas, treinamento aos funcionários e registros de todos os procedimentos.
Armazenamento
Esta área deve ter piso plano e de fácil limpeza, as paredes devem ser de alvenaria, laváveis, pintadas com cor clara e não podem ter nunca infiltração ou umidade. Deve ter ventilação direta, com abertura protegida por tela metálica para evitar entrada de pequenos animais; Ventiladores e exaustores para auxiliar na temperatura ideal para o armazenamento de cada produto e termômetros para indicar e facilitar o controle destas temperaturas; Higrômetro para medir a umidade da área de armazenagem;
Condições para Armazenagem
Os produtos devem ser ordenados de acordo com o nome genérico, nº do lote a validade. E informar isso grande e legivelmente. Não armazenar medicamentos diferentes no mesmo estrado. Manter distancia entre os produtos para que circule ar. Etc.
A área resfriada deve estar com temperatura entre 2° a 8°C de acordo com a necessidade dos produtos e a separação dos pedidos devem ser controladas em menor