MOVIMENTAÇÃO E ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
1. INTRODUÇÃO
A movimentação e armazenagem de materiais (MAM) não se tornaram importante somente nos últimos anos devido à evolução da logística, ao contrario do que muitos pensam ela existe desde os primórdios, quando o homem teve que movimentar os recursos da natureza e armazená-los para garantir sua sobrevivência, foram sendo descobertos recursos para facilitar seu deslocamento, tais como o plano inclinado, rodas de pedra, alavanca, até chegar aos equipamentos dos dias atuais.
Mas a movimentação de materiais não se resume apenas aos equipamentos, pois assim como a estocagem, os controles e outros processos não agregam valor ao produto final, então quanto menos material existir no fluxo e quanto mais direto e rápido for maior será a eficiência do processo.
2. ANÁLISE DA ARMAZENAGEM DE MATERIAIS
2.1. GESTÃO DE ARMAZENAGEM (ESTOQUE)
As formas mais habituais de armazenamento dos materiais nos sistemas de movimentação de graneis sólidos são as pilhas ao céu aberto, as baias de armazenamento e os silos, podendo ser aéreos ou subterrâneos.
A gestão do armazenamento hoje não é mais somente guardar onde couber e sim existe um planejamento específico de custo relativo ao benefício ou seja, o armazenamento e movimentação de materiais implicará na rentabilidade e produtividade da empresa em questão, seja por observações de layout e aproveitamento do espaço físico disponível, como também a disposição de materiais na ordem de chegada/saída.
O armazém hoje deve manter um equilíbrio limiar entre a escassez e abundância de espaço, mantendo uma variável mínima de ocupação para que haja um investimento correto na estrutura e que esta possa atender àquilo a que está destinada.
PEPS (o primeiro que entra é o primeiro que sai). À medida que ocorrem as vendas, são dadas baixas no estoque a partir das primeiras compras, a primeira unidade a entrar no estoque é a primeira a ser utilizada