teoria comportamental
A Teoria Comportamental (ou Teoria Behaviorista) da Administração veio significar uma nova direção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas. A ênfase permanece nas pessoas, mas dentro de um contexto organizacional.
Se observássemos ao nosso redor, percebemos que quase todas as atividades em nossa sociedade são executadas por uma organização, nascemos em hospitais, somos educados em escolas, trabalhamos em empresas, vamos às lojas e supermercados, frequentamos os cinemas, etc. Concluímos, portanto, que as pessoas obtêm a maior parte de suas necessidades materiais e sociais através das organizações.
O campo de estudos que se preocupa com o impacto do comportamento das pessoas nas organizações, é denominado comportamento organizacional.
Você pode considerar que as empresas começaram a se preocupar com as pessoas no ambiente de trabalho a partir do surgimento da Escola de Relações Humanas
As contribuições da Escola de Relações Humanas e do Enfoque Comportamental provocam uma harmonização na relação capital/trabalho e começam a despertar, em muitas organizações, consciência da necessidade de investir nos seus funcionários.
Quando uma organização atinge estes objetivos, dizemos que essa organização é eficaz. Quando uma organização utiliza seus recursos de maneira econômica, dizemos que essa organização é eficiente.
O comportamento organizacional tem como objetivo compreender esse sistema social, denominado organização, do ponto de vista formal e informal, bem como entender os mecanismos que influenciam o comportamento individual e coletivo.
O objetivo do estudo do comportamento organizacional é a melhoria dos índices de produtividade, rotatividade, absenteísmo e satisfação do seu quadro de pessoal. Os estresse e diversidade no trabalho ganham força em decorrência