Teoria Comportamental
Abordagem sobre a
Teoria Comportamental
Curitiba,
2014
Abordagem sobre a
Teoria Comportamental
Curitiba,
2014
Sumario
Conteúdo
Desenvolvimento
A abordagem comportamental da ciência administrativa propõe o abandono de posições normativas e descritivas e a adoção de uma posição humanística e descritiva, mantida portanto, a ênfase nas pessoas.
Esta abordagem tem diferença da apresentada por Jonh B. Watson, que trabalhou o enfoque individual através da realização de experimentos em laboratório, analisando: aprendizagem estímulo e reações hábitos etc.
O método usado por Watson evoluiu para a análise comportamental de grupos,que foi utilizada por Kurt Lewin na chamada Psicologia Social ( Teoria das Relações Humanas ) e a seguir para a Psicologia Organizacional em um sentido amplo, ainda que não desconsiderando os pequenos grupos sociais.
Desta forma, a Psicologia Organizacional contribuiu decisivamente para o surgimento de uma teoria administrativa mais democrática e humanística, a Teoria Comportamental da Administração.
O maior pesquisador da teoria foi Herbert Alexander Simon , seguido por:
Chester Barnard
Douglas McGregor
Rensis Liker
Chris Argyris
No campo da Motivação Humana, destacaram-se, principalmente:
Abraham Herzberg
David McClelland
Kurt Lewin
nasceu: 9 de setembro de 1890
Lewin foi psicólogo social alemão,estudou nas Universidades de Freiburg, Munique e Berlim, teve doutorado em 1914 serviu ao exercito alemão e participou da 1º guerra Mundial, fundou e tornou-se diretor do centro de pesquisa para Dinâmica de Grupo, ocupou esse cargo até sua morte.
Lewin propôs que o comportamento humano fosse visto como parte de um continuo com variações individuais ediferentes da norma, como resultado de