Teoria comportamental da administração
Disciplina: Teorias da Administração I
Professor: Flávio Buononato
Período: 1° período, Turma Única.
Acadêmicos:
Seminário: Teoria da Administração
Escola de Relações Humanas
Foz do Iguaçu-Pr
Escola de Relações Humanas
História da Escola * A Escola de Relações Humanas teve sua origem em um movimento que surgiu da necessidade de humanizar e democratizar a administração libertando-a dos conceitos rígidos da Teoría Classica. * O desenvolvimento das Ciências Humanas, Sociologia Psicología, e a aparição dos movimentos sindicais ajudaram neste processo. * A escola como tal nasceu como consequência imediata das concluções obtidas por Elton Mayo e sua experiência en Hawthorne. * O individuo passa a ser considerado como ser humano, ser social, com objetivos e insercão própria, orientado pelas regras e valores do grupo informal “Homem social”.
Principais Contribuções * Chester Barnard (1938): elaboração de uma teoria social de organização; * Elton Mayo (1880-1949): através do estudo de Hawthorne, demostra as relações sociais no trabalho; * Parker Follet (1868-1933): conceitos de motivação a partir da Psicologia Social; * Kurt Lewin (1890-1947): precursor da dinâmica de grupo -estudo de pequenos grupos- importância da interação individual; * Herbert Simon: homem administrativo, importância da cooperação e inter-relação de grupo.
Elton Mayo (1880-1949) * Cientista social australiano emigrado para os Estados Unidos. * Professor e diretor de pesquisa da Escola de Administração de Empresas de Harvard. * Fundador do Movimento das Relações Humanas e da Sociologia Industrial . É considerado “O pai das Relações Humanas”. * Baseado na sua experiência em Hawthorne escreveu: “The Humam Problems of an Industrial Civilization” (1933), “The Social Problems of an Industrial Civilization” (1945) e “The Political Problem of an Industrial Civilization” (1947).
Caso Hawthorne