Jogos de pantomima em grupo
1.1 Definições de Jogos Teatrais
Usualmente jogos teatrais é um termo utilizado em português para designar qualquer estrutura de jogo que possa ser utilizado no teatro, seja dramático (a partir de textos de teatro) ou mesmo na forma de esporte ou de brincadeiras.
Em uma forma mais específica, Jogos Teatrais é a designação dos jogos improvisacionais desenvolvidos pela diretora teatral norte-americana Viola Spolin para fins de preparação de atores profissionais ou na utilização do ensino de teatro para iniciantes ou dentro da escola.
Toda a obra de Viola Spolin está editada no Brasil, pela Editora Perspectiva com tradução de Ingrid Koudela. Segundo Viola Spolin esta estrutura teatral foi desenvolvida a partir de pressupostos aprendidos em sua experiência com Neva Boyd, no trabalho social com imigrantes na cidade de Chicago.
Os jogos teatrais não são quaisquer jogos, são estruturas operacionais que procuram sintetizar as convenções da interpretação teatral e de suas técnicas dentro da forma de jogos.
Cada jogo é construído a partir de um foco específico, desenvolvido a partir de instruções que levam o jogador a desenvolver questões específicas da prática teatral. Sua base é a experiência prática de grupo e do ator, onde são fiscalizadas as possíveis experiências, que estão relacionadas vários de seus livros com as específicas instruções.
Procura-se, com os jogos teatrais, desenvolver uma forma de prática teatral que não esteja elaborada na mente do ator ou jogador.
Seu método propõe que o teatro seja feito por qualquer pessoa que pode aprender a atuar e ter uma experiência criativa pelo teatro, afirmando que teatro não tem nada a ver com talento.
Os jogos teatrais são fortemente fundamentados nas técnicas de interpretação de Stanislavski e Brecht.
2. EXEMPLOS DE ALGUNS JOGOS TEATRAIS
2.1 Pantomima em Grupo
1. Espelho Circular
Encenação: Todos os atores ficam em circulo. Fingem estar olhando para um grande espelho