Teoria Clássica da Adm
Marcel Luiz Henrique, Cláudia Aparecida Santos e Silva marcelluiz@bol.com.br claudiakavoke@ig.com.br
Resumo
Este trabalho visa analisar o funcionamento da teoria clássica da administração em uma moderna empresa de Call Center, analisando seu ambiente interno,cultura organizacional e o que a empresa exige e espera dos funcionários.Com ênfase nos modelos de administração desenvolvido por autores de grande prestígio acadêmico tais como: Taylor, Fayol, Weber analisados sobre o ponto de vista de outros autores como Morgan (2002) e Amaru (2004).Neste contexto foi possível observar a grande validade destas teorias apesar do passar do tempo e os grandes benefícios que elas podem trazer para as empresas em quesitos como faturamento,controle,organização,crescimento e satisfação dos funcionários.
Palavras Chaves: Call Center,Teoria Clássica da Administração, Normas de Conduta e atuação.
Área do Conhecimento: VI Ciências Sociais Aplicadas.
Materiais e Métodos: Pautada nos principais autores da Teoria Clássica, usando livros e artigos,este trabalho realiza um estudo de caso mostrando como a teoria em questão esta presente no dia-a-dia da empresa.
O estudo foi conduzido na operação de teleatendimento ao publico prestado para uma grande empresa de telecomunicações em sua central de São José dos Campos.
Para coletar as informações necessárias para esta pesquisa foram feitas observações no ambiente do trabalho, consultas ao material institucional, funcionários e uma pesquisa de clima organizacional que envolveu cerca de 17 mil funcionários.
Introdução
Este trabalho analisa a aplicação da Teoria Clássica da Administração dentro de um ambiente de Call Center enfocando os métodos de seleção,treinamento remuneração e jornada de trabalho bem como suas metas e regras que pregam um controle rígido dos funcionários e dos processos internos.
Este estudo permitiu verificar a atualidade desta forma de