Teoria classica adm
Segundo Fayol os elementos que compõe a administração são: previsão, organização, comando, coordenação e controle. São eles que compõem as chamadas funções do administrador; no entanto muitos autores não aceitando esses elementos e seguirem outras definições.
Elementos da administração para Urwick
Para Urwick as funções do administrador são sete: investigação, previsão, planejamento, organização, coordenação, comando e controle. No fundo ele apenas desdobrou a previsão de Fayol. Para ele esses elementos a base da boa organização, uma vez que a empresa de desenvolve em torno de sua organização.
Elementos da administração para Gulick
Um dos autores considerados mais eruditos da teoria clássica Luther Gulick propõe sete elementos de administração: planejamento: o que deve ser feito para atingir os objetivos da empresa, organização: estabelecimentos da estrutura formal de autoridade, onde as subdivisões do trabalho são definidas, assessoria: função de preparar e treinar o pessoal, direção: funcionar como líder da empresa tendo a tarefa continua de tomar decisões, coordenação: coordenar relações entre as varias partes da empresa, informação: manter informados a equipe de trabalho, orçamento: fiscalização orçamentaria, contabilidade e controle.
Princípios de Administração
Para os autores clássicos é preciso ir além de enunciar os elementos de administração, é necessário estabelecer condições e normas para que as funções do administrador sejam aplicadas e desenvolvidas. Obedecendo as normas e regras dos princípios gerais de comportamento o administrador pode desempenhar as funções de planejar, organizar, dirigir, coordenar e controlar. Fayol sugere 14 princípios, outros autores um pouco menos.
Princípios de Administração para Urwick
Urwick sugere quatro princípios para de administração: princípio da especialização: para que a função do trabalho seja especializada cada pessoa deve exercer uma só função; princípio de