Teoria Classica da ADM
O relatório a seguir apresentará conceito e foco relacionados a teorias administrativas. O entendimento do pensamento administrativo qual sua importância, ou seja, como foi o inicio da divisão e de suas estruturas.
Pretendemos conhecer melhor os conceitos dministrativos como se formaram e foram se destacando, pretendemos como base no estudo focar as principais características da teoria clássica,teoria burocrática,teoria estruturalista,teoria das reflexões humanas e teoria comportamental.
Pretendemos evidenciar suas semelhanças e importância nas instituições organizacionais.
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Foi uma escola enfatizada e estruturada através do pensamento de Henri Fayol na década de 1910. Tinha visão de o homem econômico por sua maximização em tudo que fazia em todos os setores organizacionais também possui uma abordagem anatômica e estrutural somando o pensamento de Frederic Winlon e Taylor, Fayol tinha princípios de sua experiência na alta administração. Os seguidores desse pensamento Fayolismo deixaram de seguir quando foi publicado nos EUA, foi criticado pelos trabalhadores através de pouco incentivos materiais e muita pressão no trabalho.
Fayol dividiu os setores das empresas adaptando algumas funções como:
1. Técnicas: Produção de serviço ou bens
2. Comerciais: Compra e venda
3. Financeira: procura e gerência de finanças
4. Administrativas: Integração das Funções
5. Contábeis: Inventários, balanços, despesas
6. Segurança: Proteção dos bens e das pessoas
Elemento das funções administrativas.
1. Planejar: consiste no planejamento que será alcançado nos objetivos e planos de ações.
2. Comandar: significa coordenar todas as funções e setores de uma empresa.
3. Coordenar: estabelece a eficácia do planejamento e a execução.
4. Controlar: estabelecem padrões organizacionais e a forma que serão desenvolvidos os processos administrativos internos e externos da empresa.
Fayol