Teoria Classica
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
2011
TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
Este trabalho tem como objetivo mostrar a importância da Teoria Clássica da Administração para as empresas. Facilitando a gerência e evitando problemas de baixos rendimentos.
Orientador: (Profº Rafael Anderson)
VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
2011
“O homem erudito é um descobridor de fatos que já existem - mas o homem sábio é um criador de valores que não existem e que ele faz existir.”
(Albert Einstein)
RESUMO
No início do século XX, dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos a respeito da administração:
Taylor (americano): que desenvolveu a chamada Escola da Administração Científica, cujo foco principal estava em aumentar a eficiência da indústria por meio da racionalização do trabalho operário.
Fayol (europeu): que desenvolveu a chamada teoria Clássica, cujo foco principal era o de aumentar a eficiência da empresa por meio de sua organização e da aplicação de princípios gerais da administração em bases científicas.
Embora a Administração Científica e a Teoria Clássica tivessem o mesmo objetivo, ou seja, a busca pela eficiência das organizações, na Teoria Clássica o caminho foi inverso ao da Administração Científica. A Teoria Clássica partia do todo organizacional e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas. Enquanto a Administração Científica partia por meio da racionalização do trabalho do operário e do somatório da eficiência individual.
SUMÁRIO
Introdução........................................................................................5
Estudos de Fayol...............................................................................5
Desenvolvimento...............................................................................6
As necessidades da Teoria