Teoria classica
ABORDAGEM CLASSICA DA ADMINISTRAÇAO
No século XX, precisamente no ano de 1916, na II revolução industrial, onde o cenário industrial apresentava suas distinções e elementos que conspiravam uma imensa diferença de empresas, com tamanhos diferentes, problemas de baixos resultados, desperdícios, insatisfação generalizada entre os trabalhadores, intensa concorrência, alto volume de perdas por decisões mal estabelecidas, levando a uma separação do trabalho entre os que pensam e executam. Esse cenário induziu tanto Taylor quanto Fayol a desenvolverem princípios que motivassem uma profunda mudança na administração da produção, técnicas e métodos quanto a invenção de uma ciência administrativa.
Durante os anos em que Fayol sugeria suas doutrinas, na França, Taylor havia criado a administração científica, com ênfase nas tarefas e no trabalhador. Perante o enfoque das duas teorias notasse que há um ponto em comum como a procura da eficiência das organizações.
A análise, porém, das tarefas de cada pessoa, na visão Tayloismo dá espaço a uma visão universal e global do Fayloismo, no campo organizacional. Enquanto Taylor partia de cada pessoa, Fayol partia de toda organização e chegava enfim ao