Teoria Classica Henry Fayol
R: A teoria de Henry Fayol caracterizava pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Também é caracterizada pelo olhar sobre todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais), bem como na direção de aplicação do topo para baixo (da gerência para a produção). O modo como Fayol encarava a organização da empresa à Teoria Clássica a impostação de abordagem anatômica e estrutural.
Já a teoria de Taylor conduzia as operações de trabalho a um considerável ganho de produtividade, reduzindo o custo unitário dos produtos e ampliando a margem de lucros do empresariado; racionalizou o processo produtivo, dando inicio à busca metódica de elevação da produção, com uma forte contribuição à dinâmica produtiva do capitalismo.
2º) Cite e, com suas palavras explique, cada uma das FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS na visão de Henry Fayol e sua importância para a organização?
R: Ele é um dos principais contribuintes para o desenvolvimento do conhecimento administrativo moderno, no qual dividiu a administração em determinadas funções:
Planejamento: A tarefa de planejar, apesar de ser algo do nosso cotidiano, não é uma das tarefas mais fáceis. O ato de planejar consiste em definir aquilo que será feito, como e quando será executado.
Organização: é uma tarefa interessante, consiste basicamente na divisão do trabalho e na atribuição de tarefas. Para saber como fazer basta olhar mais profundamente para a equipe de trabalho, saber quais são as qualidades e defeitos de cada um.
Dirigir: ato de dirigir significa orientar como fazer. Sempre encontrar situações inéditas, mesmo para tarefas do cotidiano. O administrador não pode atribuir tarefas sem dar condições do membro da equipe desempenhá-la. Pode ser que não domine determinada tecnologia ou assunto, mas é necessário orientar como se quer que