Teoria Classica segundo Henry Fayol
Jules Henri Fayol, um Francês nascido no dia 29 de julho de 1841, casado com Adelaide Saulé e pai de três filhos, Marie Henriette, Madalein e Henri Joseph.
Formado em engenharia de Minas, passou a trabalhar em uma metalúrgica onde cresceu como engenheiro, administrador e também teórico de Gestão, foi gerente aos 25 anos e aos 47 foi diretor.
Henri foi um grande executivo, Teórico e Clássico da Ciência Administrativa, suas bases teóricas são consideradas até os dias de hoje.
É o autor das obras - Administração Industrial e Geral – Publicado em Paris em 1916 - Organização Bem -Estar - Coordenação de comando - controle. (Dunod, 1966.) Tarefas atuais e futuras dirigentes. (CNBOS, 1967.)
Fayol é considerado um pioneiro da administração.
A base do seu conceito administrativo está em cinco elementos: Prever; organizar; comandar; coordenar e controlar.
Henri Fayol faleceu em Paris em 19 de Novembro de 1925.
BIOGRAFIA
(1841-1925)
JULES HENRI FAYOL
Nascido em Istambul no dia 29 de julho de 1841 era filho de franceses e seu pai André Fayol era do ramo da metalúrgica. Casou- se com Adelaide Saulé com quem teve três filhos, Marie Henriette, Madalein e Henri Joseph.
Já aos 19 anos, se formou em engenharia de Minas. Trabalhava em uma metalúrgica de Minas, onde aos 25 anos passou a ser gerente e mais tarde foi diretor, se desenvolveu como engenheiro, administrador, veio então á oportunidade de ser um teórico de Gestão.
Henri Fayol teve grande importância, pois fundou o Centro de Estudos Administrativos, foi uma das primeiras pessoas a analisar as atividades empresariais e suas principais atividades como: o Planejamento, coordenação, controle a organização.
Esse centro de Estudos Administrativos reunia pessoas que tinham uma série de interesses, desde administração de negócios comerciais, industriais e governamentais. Ele tinha o objetivo de reunir essas pessoas para que contribuíssem com sua criação e que fosse divulgada, são alguns