Teoria Classica de adm
Dois engenheiros desenvolveram os primeiros trabalhos pioneiros a respeito da Administração.
Um foi o americano Frederick Taylor (com Administração Cientifica), que desenvolvia nos Estados Unidos, o aumento da produtividade na empresa através do aumento de eficiência no nível operacional. Daí a ênfase na analise e na divisão do trabalho do operário, uma vez que a função e o ocupante constituem a unidade fundamental da organização. Nesse sentido a abordagem da Administração Cientifica é uma abordagem de baixo para cima, e das partes dos operários e cargos para o toda a “organização”. Assim predominava a atenção de uma tarefa, para o método de trabalho, para os movimentos necessários a execução de uma tarefa, para o tempo médio determinado para sua execução. Esse cuidado analítico e detalhista permitia a especialização do operário e o reagrupamento de movimentos, operações, tarefas, funções .. que constituem a chamada organização racional do trabalho.
E o outro foi o europeu Henri Fayol (Anatomista e Fisiologista da Organização), a preocupação básica era aumentar a eficiência da empresa através da forma e disposição dos órgãos componentes da organização e das suas inter-relações estruturais. Daí a ênfase na anatomia (estrutura) e na fisiologia (funcionamento) da organização. Nesse sentido, a abordagem Anatômica e Fisiológica é uma abordagem de cima para baixo e do todo que é a “organização“ para as suas partes que são os órgãos componentes.
Assim, predominava a atenção com a estrutura organizacional, com os elementos de administração, com os princípios gerais de administração, com a departamentalização. Esse cuidado com a síntese e com a visão global permitia a melhor maneira de subdividir a empresa sob a centralização de um chefe principal. Foi uma corrente teórica e administrativamente orientada.
-Embora ambos tenham partido de pontos de vista diferentes, o certo é que as suas ideias constituem as bases com coerência a da