Teoria Cinetica do Gases
O estado de um gás fica caracterizado quando conhecemos os valores exatos de seu volume, de sua pressão e de sua temperatura denominadas variáveis de estado de um gás. Não podemos observar o comportamento das partículas de um gás, masd podemos fazer vários experimentos com os gases e criar um modelo para o comportamento dos gases observando em uma série de experimentos. Como não podemos as partículas em ação temos que imaginar como elas se comportam então considera-se o seguinte:
Porque as partículas de gás não se depositam no solo pela ação da gravidade? Todo o gás é formado por partículas minúsculas que se movimentam velozmente, de modo livre e desordenado dependendo diretamente da temperarura do gás sendo denominada agitação térmica.
Porque os gases podem ser comprimidos e por que se expandem e se contraem com a variação da temperatura? Por os gases geralmente ter baixa densidade, misturam-se homogeneamente uns com os outros, podem ser facilmente comprimidos e expandem-se espontaneamente, dilatando-se ao absorver calor.
Porque um gás exerce pressão uniforme nas paredes do recipiente que o contém? As partículas de um gás movem-se ao acado, segundo trajetórias retilíneas que só são interrompidas quando elas colidem umas com as outras ou contra as paredes do recipiente resulta justamente dos choques das partículas contra as paredes, que ocorrem de forma perfeitamente elástica. Sendo que o comportamento de um gás real se aproxima progressivamente do modelo estabelecido para o gás ideal á medida que a pressão diminui e a temperatura aumenta, condições que propiciam um grande afastamento entre as partículas de modo que a presença de uma partícula não afete o movimento da outra. O estado de um gás fica definido quando conhecemos os valores exatos de seu volume, de sua pressão e de sua temperatura. Um recipiente que contém um gás cujo comportamento está sendo investigado é considerado um sistema que pode ser